domingo, 6 de dezembro de 2015

A Vida sem Natal


Quadra Natalícia é sinónimo de agitação, alegria, comida boa, estrelinhas, luzinhas, prendas e, acima, de tudo é uma época de confraternização com a família. Adoro esta época do ano!
Da infância trago comigo a imagem de uma grande azáfama em volta da elaboração do presépio, que até metia a corrida ao musgo na Serra de Sintra.
Jamais poderei esquecer as horas infindáveis, esperando a chegada do Pai Natal, que passei com o meu saudoso Pai, a jogar ao Rapa (a feijões ou rebuçados, claro está!).
Por norma, nós os dois eramos os mais entusiasmados nos preparativos. A árvore ficava toda camuflada de fitas, bolas e muitas, mas mesmo muitas luzes. Depois de feita junto à janela, rumávamos à rua, para ver a nossa obre cintilante.
Sempre gostei de tudo o que tinha sabor a festa. Aquando da minha meninice e já jovem adulta esperava impacientemente pelo próximo Natal. Esta quadra era até assinalada com os odores do ar. E quantas vezes, ainda hoje, sinto o aroma do Natal pelas ruas!!
Aos 22 anos, por vicissitudes da vida, a minha casa deixou de ser invadida pela quadra, e deu lugar a um profundo vazio. Um vazio demasiado pesado para ser descrito em palavras. A mesa, em torno da qual se reunia a família, ficou com um lugar vazio.
Assim se iniciaram 12 longos anos sem Natal...
Diz o povo que quando algo nos falta é que lhe sentimos a falta, não posso estar mais de acordo. A vida não nos dá garantias. O que hoje é certo, amanhã, ou não fará sentido ou deixa de o ser. Dar por certo sentar a família à mesa, para sempre,é uma miragem. Tudo se acaba, tudo tem um fim. 
Por tudo isto e muito mais, vivo esta quadra com muita intensidade. Sabendo-me mais pobre sem Pai e sem Irmão, devo-lhes a reconquista do Natal. Onde quer que estejam, estarão por certo a partilhar da minha alegria.
É preciso continuar, o tempo não se cristalizará. Hoje, sabendo que nunca mais voltarei a usufruir com eles esta época do ano, resta-me passar para o meu Filho o legado que o Avô Zé tem para dar ao neto, que nunca chegou a conhecer. Proporcionarei ao meu Filho a alegria desta quadra. Haja o que houver não o privarei dos Natais vindouros. 
Sempre compreendi a resolução dos meus Pais. Nada se deve igualar ao luto por um filho. Mas, para mim, confesso, que me deixou uma marca indelével ter tido uma vida sem Natal...



Sem comentários:

Enviar um comentário