sábado, 4 de julho de 2015

Planificar a Semana

 
 
Mentalmente desnorteada, assumo-o, tenho necessidade de preparar a semana com alguma antecedência. Desde as compras que tenho de fazer ao que vou comer em cada refeição, tudo tem que estar minuciosamente planeado. Quanto às tarefas rotineiras, são feitas em dias fixos (lavar a roupa, limpar a sala, cuidar da horta, etc).
 
Apesar de não ter emprego, ocupações não me faltam. Para além dos estudos, tenho uma pequena quinta para governar, uma família para orientar, uma criança para cuidar, uma casa para tratar e ainda tem de me sobrar tempo para realizar alguns projetos de teor mais pessoal.
 
Quanto ao governo da casa, disponho de um orçamento muitíssimo limitado, pelo que os gastos têm de ser muito bem geridos. Sei exatamente o dinheiro que pode ser destinado aos transportes, às compras, à creche, etc.. Fazer o planeamento orçamental em épocas de tão grande crise, não é tarefa fácil. O ordenado do R. nem sequer é fixo, ou seja, cada mês reserva uma surpresa diferente. Sou muitas vezes surpreendida por uma soma exímia que tenho de fazer render e suprir todas as nossas necessidades. Cá em casa somos três, sustentar uma criança é muito complicado, por vezes é uma tarefa que, sem a ajuda dos avós, não seria possível.
 
Semanalmente, por norma aos Sábados, elaboro a ementa para a semana seguinte. Sei sempre quais são exatamente os alimentos que tenho em casa. Registo a falta de outros artigos não comestíveis, e finalmente, elaboro a lista de compras. As compras realizam-se unicamente uma vez por semana. Desta forma controlo melhor os gastos do supermercado.
 
Quanto aos transportes, tenho dias específicos para ir à bomba de gasolina, e normalmente, quando não há nada que se desvie do normal, tenho um determinado limite de dinheiro que posso gastar em combustível. O mais importante é haver gasóleo no carro do R., nem que isso signifique, abdicar de um passeio ao fim-de-semana.
 
Semanalmente vão surgindo novos problemas para resolver, telefonemas que é preciso fazer, assuntos que ficaram pendentes e que têm de ser tratados, e-mails para enviar, livros para ler, etc, etc. Não consigo fazê-lo se não especificar convenientemente quando tenho de fazer o quê. Estabeleço o meu dia-a-dia por objetivos. Sei exatamente o que tenho para fazer e em que dia da semana.
 
Quanto à minha roupa e à do miúdo, é naturalmente uma tarefa diária a ser revista no dia anterior. Diariamente, preparo o que cada um de nós vai vestir no dia seguinte. Mesmo os meus acessórios têm de ser devidamente pensados. E não, isto não é só vaidade! Nasce da necessidade que tenho de construir um cenário estável à minha volta.
 
Já que falamos de roupa, as máquinas fazem-se à 2.ª e à 5.ª, e passa-se a roupa ao Sábado para que estejas a postos para a semana que se avizinha. A necessidade de controlar os gastos de eletricidade levou-me a ter de escolher os dias a que faço as máquinas de roupa. Como referi, o orçamento é limitado e a fatura da eletricidade é das que mais custa a pagar.
 
Quanto à horta, para além da rega que deve ser diária nestes dias quentes de Verão, tem de ser cuidada em dias específicos. Não há necessidade de andar sempre à sua volta. As ervas daninhas não crescem de um dia para o outro. Quanto a mim, fico mais descansada se souber de antemão as horas semanais que terei de despender a tratar da quinta.
 
Relativamente às limpezas, não sou daquelas que considera muito útil reservar um dia da semana para as fazer. Estipulo cada dia para um determinado compartimento, pois de outra forma, ver-me-ia escrava da casa, sem tempo para tarefas mais prazerosas. No entanto, estas tarefas um pouco assopeiradas, não me cansam psicologicamente. Ao mesmo tempo que as vou fazendo, vou pensando no bem-estar da minha família, pelo que isso, por si só me preenche.
 
Por norma, durante o tempo mais frio, gostamos, os três de dar um passeio. Faço um lanche e se não for dia de chuva fazemos uma espécie de picnic em qualquer recanto de algum jardim. Estes passeios dão-se ao fim de semana e também eles, têm de ser preparados. No final da semana, se contamos sair, agarro no mapa, vou à net e junto informação sobre o local a visitar. Desta forma usufruímos melhor da visita.
 
Como se verifica, não gosto de surpresas! Quando a semana se avizinha, sei o que tenho de fazer e o que me espera. Naturalmente que há sempre imprevistos. No entanto eles baralham-me, por isso, planifico as minhas semanas minuciosamente. Como referi neste post, a organização é muito importante para mim!
 
Votos de uma boa e organizada semana!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário