domingo, 2 de agosto de 2015

O pós-férias


Imagem retirada da internet
 
Após umas férias bem merecidas, há que voltar à normalidade! Dedico este post à forma como me organizo ao retomar o dia-a-dia. Para mim, os dias seguintes à chegada representam alguma agitação. Tal se deve não apenas ao facto de ter de me reorganizar, como ao facto de ter de me adaptar novamente aos horários e rotinas, durante as férias, esquecidas.

- Em primeiríssimo lugar, depois da chegada impõe-se tratar da bagagem. Por norma, trago mercearias e alguma comida da casa materna. Trato de a acomodar e fazer a listagem dos produtos novos que enchem a minha despensa.
Quanto às roupas, lavo, passo e arrumo devidamente; os acessórios voltam aos respetivos lugares; a caixinha da medicação é refeita; a tralha da praia é lavada e, finalmente, assentam-se arraiais.

- Este ano, o pimpolho ficou em casa uns dias, sem retomar logo a escola. Tal deveu-se ao facto de eu considerar importante uma readaptação ao seu meio antes de o reintroduzir "de chofre" na agitação da escola. Assim acho mais pedagógico. Este intervalo de tempo foi suficiente para preparar o material e para o habituar à ideia de que as férias acabaram e de que não há mais praia este ano.

- Com a retoma da rotina, impõe-se uma atualização do inventário da despensa, listagem das faltas e, finalmente elaboração da lista dos produtos necessários e em falta. Com base nisto improvisam-se as primeiras refeições até se retomarem as ementas mais elaboradas.

 

- Quanto à horta, que ficou entregue aos cuidados da vizinha, volta aos cuidados normais, que na nossa ausência se resumiram às regas. Colhe-se o que já está maduro e dá-se uma volta nas árvores e videiras para ver se está tudo em ordem.

- Como se está numa zona de grande risco de incêndio, os documentos mais importantes ficaram em casa de um vizinho para o caso de acontecer algum "fogoso imprevisto". Por seu turno prepara-se tudo para o caso de termos de fugir apressadamente. Trata-se de uma mala de emergência onde coloco uma muda de roupa para cada elemento da família, os documentos mais importantes e algum dinheiro, e água. Essa mala é colocada mesmo à porta de casa. Nos cabide da saída jazem 3 mudas de roupa, uma para cada um. Se a noite nos apanhar de surpresa, temos imediatamente tudo à mão para nos vestirmos. Como esta noite, está um grande incêndio muito por perto, eu e o R. vamos dormir por turnos, para o que "der e vier".

- Quanto à gata Mistóflas, que ficou aos cuidados de uma vizinha, tratámos de verificar devidamente se tudo correu como o previsto e a sua ração acrescenta-se à lista das faltas. Naturalmente que, embora com pouca probabilidade de a apanharmos, também está um pequeno saco com ração na mala de emergência.

- Depois de tudo isto, devidamente feito, sento-me à secretária, reviro os papéis e elaboro uma lista de assuntos a tratar (agendamento de consultas, assuntos relativos à preparação do novo ano letivo do Martim, pois para o ano muda de escola, tratamento da correspondência recebida durante estas semanas, etc.). Esses assuntos a tratar serão depois distribuídos pelos dias da semana que se avizinha.

- Por fim, aproveitam-se os "últimos cartuchos" com o gaiato em casa e proporciona-se-lhe mais uns dias de folga da rija (piscina, pic-nics, churrasco, rio, etc).

Ao que, após tudo isto, estamos prontos para arrancar, desfrutar o dia-a-dia e sonhar com as férias do ano seguinte!

Sem comentários:

Enviar um comentário