sábado, 21 de novembro de 2015

Outra vez!

Imagem retirada da internet

A vida de uma Bipolar não é para meninas! É muito difícil viver com uma maleita que não se vê e só se sente. De aparência completamente normal, trago comigo um distúrbio puramente mental. As dificuldades cognitivas falham, o corpo teima em não se conseguir mexer e os dias de sol transformam-se em dias de trovoada... Uma descompensação mental assola-me o corpo e a alma e mata-me para o mundo!

Mas, adiante... volto ao fim de bastante tempo, já refeita de mais uma crise, mas sem grandes ideias de temas para partilhar. Escrever estas palavras é um começo pequenino de uma alma que renasce e procura, de novo, a sua normalidade.

Neste reencontro com a realidade, procuro pôr a cabeça em ordem, retomando, lentamente, as minhas atividades rotineiras, os meus objetivos, os meus horários, os meus hobbies, etc..

Em termos práticos:

- Gradualmente, à medida que me vou sentindo melhor, tento sair à rua para comunicar com pessoas e me ir habituando ao contato social;

- Normalmente nas crises, durmo demasiado. Para retomar os  meus hábitos usuais, tenho de acionar o despertador para cada vez mais cedo, até me habituar;

- Procuro abandonar o hábito de ir dormindo durante o dia;

- Começo a desempenhar pequenas tarefas até assumir o seu total controle (tratar da casa, por exemplo);

- Apanho o mais possível de ar puro para me sentir revigorada;

- Retomo a prática de desporto;

- Faço um exercício introspetivo de forma a estabelecer novas metas para a minha vida. Penso no que não estava a correr como desejado antes de adoecer, e aproveito para me reorganizar mentalmente;

O importante é auto convencer-me de que foi mais uma crise e que já passou. Sei que inevitavelmente um dia, mais cedo ou mais tarde, ela voltará. Por isso, resta-me aproveitar cada segundo saudável que passa. Há gente que não tem a sorte de ter interrupções nas suas doenças. Posso dar-me por felizarda, pois apesar de me debater com várias crises por ano, restam-me momentos muito felizes em que transpiro saúde e energia!


Sem comentários:

Enviar um comentário