terça-feira, 2 de agosto de 2016

Férias são férias!!

 

Por cá, as férias assumem contornos muito especiais e, diria mesmo, pouco tradicionais. Quando o R. tem, pelo menos oito dias, embarcamos no comboio rumo a Lisboa e daí para a Costa da Caparica. E, para mim, férias, são mesmo férias! Demito-me da esmagadora maioria das minhas funções. Relativamente à horta, lides caseiras e cuidados maternais, estou em modo off!
Tal não seria possível sem a incondicional ajuda do meu braço direito, o R.. A mim, cabe-me apenas confecionar as refeições para a minha Mãe, que não é muito amiga de estar na cozinha! Não o faço por obrigação, claro está, mas essencialmente para lhe dar a provar os meus pratos e para a poupar desse trabalho que, para ela, é bastante entediante.
À semelhança do que me acontece em qualquer outra altura do ano, tenho de estabelecer os meus horários. Não consigo viver sem os ter. Não consigo viver sem saber ao certo como vão correr os meus dias. Sim, mesmo em férias tenho de ter tudo agendado! Sim, ficar de "papo para o ar" o dia todo, tem dia e lugar marcados!
Como tenho casa onde ficar, preparo a estadia antes de lá chegar! Tenho maneira de, à distância, ter a casa em ordem, segundo as minhas instruções. Assim, chegada a casa, é só mandar Filho e Marido à casa dos outros avós, arrumar as tralhas com calma e dar início à desbunda!
As nossas férias, como mencionei, são muito pouco convencionais. Na maior parte do ano estamos sempre juntos e temos muita convivência devido aos nossos horários. Pelo que, quando partimos de férias, assumimos um compromisso em que eu descanso de tudo e o R. descansa do trabalho e desfruta os dias na companhia do Filho.
Eu, para além do que mencionei, não tenho qualquer obrigação familiar. Como hoje em dia não sou muito amiga, nem de estar na praia, nem de me expor ao sol, só vou se e quando me apetece! Não tenho obrigações sociais familiares. Combino encontros com quem quero e quer encontrar-se comigo. Não vou a almoços de cerimónia, nem tão-pouco prescindo de horas de descanso merecidas! Enfim, férias, para mim são férias!
Naturalmente que, tal não seria pacífico se o R. não compreendesse a necessidade que também eu tenho de me desligar um pouco da minha rotina habitual, para bem da minha saúde mental. Por outro lado, o facto de, ao longo do ano, termos tempo de qualidade em família faz com que me seja possível sem qualquer sentimento de culpabilidade, fazer o que bem entendo, independentemente daquilo que os meus príncipes querem fazer. Ou seja, se tenho sono às 21,00, deito-me, não vou à feira do carrossel, e pronto!! Se no dia seguinte, após a minha caminhada matinal me apetecer espojar-me no sofá a ler e não enfrentar a confusão da praia, simplesmente, espojo-me!
Também é reconfortante saber que a minha cara-metade compreende esta necessidade que tenho de me isolar para recarregar baterias.  Mais do que isso, é reconfortante saber que ele assume as rédeas dos cuidados com o pequenote, enquanto a mim, me cabe simplesmente descansar.
Férias são férias, e as minhas começam quando embarco no comboio rumo à terra Natal!
Fui...



Sem comentários:

Enviar um comentário