quinta-feira, 20 de novembro de 2014

De malas aviadas!


Bem, por muito que me custe lá vou eu rumo a Lisboa! Desta feita, para completar alguma investigação para os meus trabalhecos. Como, para não variar, será visita de médico, ficarei dois dias intensivos dedicada à recolha de informação na Biblioteca Nacional. Os restantes dois, servirão para viagens de comboio e um ou outro abraço às amigas, para compensar a saudade dos 300km que nos separam.
Até aqui tudo muito bem, mas até uma visita de médico exige a sua preparação. Eu, como mulher das listas que sou, já venho fazendo a minha desde que me decidi empreender esta curta viagem, é precisamente disso que quero falar - preparar uma curta viagem de trabalho. Tal como para tudo na minha vida, necessito de alguma preparação:

- Estabelecidos os dias em que permanecerei no destino, há que começar a pensar na traquitana. Uma lista, tudo tem o seu começo na, tão útil, lista. Como não podia deixar de ser, tenho uma agenda eletrónica muito complexa, mas adaptada às minhas necessidades. E não, não sou nenhuma croma da tecnologia. Há uns tempos baixei uma agenda feminina da net. A partir de variadas opções (que eram muitas) escolhi aquela que melhor me permitia gerir os meus dias. Trata-se de um suporte muito útil, com muitas funcionalidades, entre as quais, a possibilidade de elaborar as listas (sem as quais não conseguiria viver). É aí que nada pode escapar. Normalmente elaboro-as com algum tempo de antecedência, e não o faço de uma só vez. Com muita frequência, ao longo dos dias, vou-me lembrando de mais coisas para acrescentar.

- Ter em conta o transporte é fundamental. Uma viagem de carro não é equivalente a uma feita em transportes públicos. Normalmente, para me deslocar à urbe elejo o comboio. É a forma mais económica e confortável de enfrentar o correr dos quilómetros. Não sou aquilo que se chama de uma pessoa paciente e, quanto ao tempo das viagens, tenho um grau de tolerância muito reduzido (principalmente se não vou a conduzir!). Preciso de pensar no que fazer naquelas horas, não suporto "deitar tempo fora". Por isso, na minha mala, não pode faltar o belo do livro do momento, ou mesmo, embora mais raramente porque não costumo comprar, uma revistinha. O que importa é não morrer de tédio. Não me esqueço de assuntos pendentes. Aproveito o tempo para organizar algumas coisitas. Obviamente que me refiro a coisas organizáveis em tão peculiares circunstâncias. O tipo de transporte condiciona, portanto, o tipo e o volume de bagagem.

- A elaboração da lista, como tudo, obedece a regras que, para mim são fundamentais para que não falte nada. Assim, compartimento em vários itens: roupa, acessórios, calçado,higiene necessários, material de trabalho, etc.. Na secção da roupa, há muitos anos, que uma velhota me ensinou um pequeno truque - começar pelos pés e acabar na cabeça. Como sou daquelas que não se importa de utilizar a mesma toilete em dois dias, por cada par de dias componho um conjunto (acessórios incluídos). Por norma, procuro selecionar um par de sapatos versátil e confortável (nunca prescindo do meu conforto, por mais aguda que seja a minha vaidade). Na secção de higiene, por norma, quando vou a Lisboa, não levo uma maquia de produtos, pois tenho-os em duplicado no lugar de destino. Mas de uma coisa não prescindo - da minha maquilhagem e do meu perfume. Para estas ocasiões levo um conjunto de base qeu me permita ter um ar compostinho sem ter de levar um grande arsenal. Nos necessários não pode faltar nada! É uma parcela vital da bagagem - Documentos, medicamentos, carregador do telemóvel, etc.. Quanto ao material de trabalho, esse é sempre o mesmo: estojo, computador, bloco de notas e informações importantes. Completa-se assim a preparação da bagagem.

- Como sou meio obsessiva e até mesmo bastante ansiosa, morro de pânico de perder o comboio. Vejo na net horários e preços, e,mesmo assim,telefono para a linha de apoio a confirmar.

- Providencio a forma de me deslocar: casa, comboio; comboio, destino. Boleia ou táxi, tudo depende do dinheiro que levo no bolso ou a disponibilidade de familiares ou amigos.

- Nunca me esqueço que ao,longo da estadia, há refeições para fazer. Dentro ou fora de casa, opto pelo mais económico. Se como em casa, preparo o menu, se como na rua, vou ao supermercado buscar coisas para confecionar sandes chorudas que me permitam enfrentar um dia extenuante.

- Como gosto de aproveitar o pouco tempo livre para rever algumas amizades, tento arranjar uma maneira de o fazer. Apesar dos dias serem passados numa correria, sou daquelas que, com um pouco de método, arranja tempo para fazer tudo.

Acima de tudo, procuro preparar tudo bem preparadinho e como gosto destas coisas, junto-as aos milhares de tempos felizes que a vida me proporciona!!

Boa viagem!

1 comentário:

  1. Agenda electrónica feminina...pffffff..... tens que me mostrar isso!!!! :D

    ResponderEliminar