sábado, 15 de outubro de 2016

A Minha Rentrée


Confessa mulher de rotinas, fanática da organização, adepta das listas e amante da programação, quem me tira o prazer de preparar a rentrée, tira-me uma parcela importante e divertida do meu ano. Desta vez a rentrée instalou-se tarde cá por casa. Como as últimas férias do ano terminaram esta semana, atrasei todo o processo organizativo de que se reveste esta época. Este ano pode ser assim, pois o miúdo ainda está no pré-escolar e foi possível faltar a duas semanas de aulas. As férias foram agradáveis, mas confesso que já estava um tanto incomodada de estar em Outubro e ter tudo cá em casa por fazer!
Chegada a casa, houve que assentar arraiais: desfazer malas e lavar roupa para, finalmente, poder arquivar toda a parnafernália de Verão. Não me apraz, durante uma semana, ter a sala cheia de caixas de arrumação, contudo, o resultado é animador: uma casa organizada e pronta para acolher a nova estação!
Está na altura de reinstalar rotinas que se perderam e que tanta falta me fazem. Tornam a ter de se cumprir horários mais rígidos para que tudo funcione na perfeição. Para quem não tem "obrigações" laborais, a autodisciplina constitui um importante ponto de partida para se ter um dia-a-dia organizado sem cair, nem na bandalheira, nem na pasmaceira!
Quando a saúde me bafeja adoro sentir o prazer de acordar bem cedo, dedicar-me ao que gosto, tirar as primeiras horas do dia para mim e dedicar-me com prazer àquilo de que mais gosto e com ligeireza àquilo de que menos gosto. Como já aqui tenho referido, os dias desorganizados e sem qualquer tipo de planeamento descompõem a minha saúde mental. A rentrée tem sabor a ordem e a retoma de rotinas em que se avizinham dias dinâmicos, com muitas coisas para fazer, projetos para abraçar e tarefas para concluir. O difícil mesmo é não me perder na imensidão de coisas que quero fazer.
Apesar de já me ter mudado há uns tempos, continuo com muitos projetos para a casa. Restam ainda alguns problemas por resolver e soluções para substituir. A organização dos alimentos está, por exemplo, de momento a ser reequacionada. Sobre isso já falei neste post e por altura do Natal darei notícia das novidades.
Eu e o R. continuamos com Kilos a mais, pelo que resolvemos abraçar um regime alimentar e de exercício mais rigoroso. Tenho andado em campo à caça de receitas apetitosas e pouco calóricas (pois já ando um pouco saturada da minha alimentação rica em proteínas magras). Tenho andado a registá-las e adaptá-las para as incluir nas ementas semanais. Já calendarizei as atividades físicas: caminhada, bicicleta e natação, sendo que só falta retomar a piscina.
Um sonho antigo continua a ser procurar que o R. coopere mais na organização da casa. Ainda não encontrei a fórmula milagrosa, mas confesso que me incomoda não ter tudo melhor por causa das coisas que ele vai plantando cá por casa (ainda agora saiu para trabalhar e estou a ver os seus chinelos no meio da sala, grrrrrrr)!
Está também na altura de começar a pensar no Natal. Não tarda, a casa enche-se de enfeites e prepara-se a chegada da Avó Elsa. Vou aproveitar que estou a dar uma grande volta nas revistas de receitas para ver o que vou querer fazer no Natal. 
Mas nem só do interior da casa se povoam as minhas ideias. Para o exterior da quinta também tenho alguns projetos que quero ver realizados. Vou aproveitar a boleia da limpeza do pinhal que levamos a cabo neste Verão para compor definitivamente o espaço exterior. Terei de dar cumprimento a um determinado calendário de tarefas que terei necessariamente de conciliar com os projetos científicos que tenho em mãos, pois recentemente abracei mais um.

A juntar a tudo isto, e para terminar, importa dizer que estou muito empolgada e empenhada para continuar a minha labuta pessoal numa eterna busca de uma vida mais plena e cada vez melhor!




Sem comentários:

Enviar um comentário