sexta-feira, 31 de março de 2017

DIY na minha cozinha


Hoje, dedico este post a uma das coisas que mais me apraz fazer - gerir a alimentação da família. Este gosto herdei do meu saudoso Pai, que muito me ensinou sobre estas mágicas. Passei horas da minha vida a observá-lo a tratar da carne para congelar, a passar-lhe os ingredientes para a confecção das receitas da sua Bíblia - O Pantagruel, a provar animadamente as iguarias, em tardes cúmplices onde se trocavam confidências, se ouviam conselhos paternos, se contavam anedotas e se discutiam temas dos mais diversos. Com ele aprendi a fazer as minhas compras de supermercado, a gerir o orçamento, a prospectar preços e a escolher os locais ideias onde comprar o quê. Porque a tudo o que aprendemos acrescentamos sempre algo de nosso, orgulho-me de transportar comigo a sua herança nas lides da gestão alimentar, mas também elaborei outras estratégias, umas com base exclusiva nos seus ensinamentos, outras vou aprendendo por aí, e ainda outras advém das minhas necessidades. 
Desde que me mudei para a quinta e que tive de lidar com fartura de certos bens alimentares em determinadas alturas do ano, tive de aprender a trabalhar depressa para conservar abóbora, tomate, pimentos, etc.. Foi assim que me comecei a aventurar na elaboração de compotas, marmelada e geleias. Comecei também a utilizar cada vez menos o tomate de lata, sendo que durante seis meses do ano, praticamente não o utilizo. Desta forma dispenso produtos processados, carregados de conservantes e açúcares desnecessários à nossa alimentação. 
Hoje, como foi dia de fazer compras de carne e peixe para o mês, vou aqui falar da forma como organizo as coisas cá por casa de modo a facilitar o dia-a-dia da minha cozinha:

- No último dia do mês, trato de comprar carne e peixe, quase exclusivamente. Para esta ida ao supermercado, trato de prospectar os folhetos para saber onde e o que está em promoção. Este mês tive sorte porque a carne estava toda em promoção num dos supermercados. Como estamos numa 6.ª feira, aproveitei para comprar os perecíveis e outros produtos de consumo semanal para a próxima semana (o que normalmente só faço à 2.ª feira), mas aproveitei a ida à cidade por ter maior variedade de preços e de géneros. Como o congelador já estava praticamente vazio, devido ao pouco que sobrou do mês que findou, foi fácil acomodar os "novos inquilinos".

- Como, apenas as compras mensais são realizadas na cidade, aproveitei a visita para comprar alguns produtos que nos supermercados da vila não se encontram. Tal foi o caso dos amendoins crus para fazer a manteiga de amendoim, como se vê na primeira imagem. 

- O tomate mais antigo, que deu lugar ao novo no frigorífico, juntamente com um resto de alho-francês, virou molho para pastas diversas, almôndegas em tomate, ou outro prato qualquer. O molho foi congelado em bolsinhas herméticas prontas a usar, quando a ementa semanal assim o exigir.




- Chegada a altura de amanhar a carne para congelar devidamente, havia que dar destino mais concreto à carne picada que é, para nós, uma maneira mais económica e acessível de comer carnes vermelhas, que tão imprescindíveis são para a saúde das nossas células cerebrais. Sei sempre onde há carne para cozer em promoção, escolho nacos bons e mando picar. Nunca compro carne previamente picada. Em casa separo a carne em sacos, consoante o destino que lhes quero dar (ex.: rolo de carne, bolonhesa, etc.). Com uma parcela da carne faço as almôndegas que congelo de um dia para o outro e guardo posteriormente num saco hermético, que vou usando. 
 


- A restante carne foi devidamente acomodada e congelada numa gaveta exclusiva para carne. Não tenho as coisas misturadas no meu congelador. Sou muito esquisita com a separação dos alimentos. O peixe, a carne, o pão, os molhos e os vegetais, têm acomodações próprias para que os cheiros não se misturem. Ensaco tudo muito bem, domino por completo o conteúdo de cada gaveta e tenho tudo devidamente acomodado. Quanto às coisas mais antigas (que por sinal, pouco sobra duns meses para os outros), substituo os sacos para me livrar do gelo que se acumula no seu interior e dar um ar mais limpo e fresco aos alimentos que estão lá há mais tempo. Naturalmente que estes são alvos a abater nas mais próximas refeições. 

- Quanto ao peixe, o tratamento foi igual ao da carne - separar, ensacar e acomodar na devida gaveta.

- À medida que fui fazendo tudo isto, como não poderia deixar de ser, fui fazendo a lista de tudo o que tinha no congelador, com a indicação das coisas mais antigas (para lhes dar uso mais rapidamente).  

- Como a nova semana está à porta, ainda deu tempo de preparar a granola para a semana que vem.

- Com os frescos comprados, foi altura de limpar o frigorífico para acomodar os legumes e fazer a lista de tudo o que jaz lá dentro.

Apesar do dia ter sido bastante atarefado muito ficou ainda por fazer:
* A ementa da próxima semana com base nas listas de existências que elaborei;
* O planeamento das sopas que vou fazer;
* A organização e preparação dos alimentos para a confecção das refeições com base na ementa.

Hoje, para além de tudo isto, consegui preparar o peru assado de amanhã e o polvo à lagareiro de Domingo.

E cá para nós que ninguém nos ouve, fui ao Hospital de manhã fazer análises, fui à Biblioteca requisitar um livro e filmes para o fim-de-semana, tratei da roupa, da casa, do miúdo, trabalhei no computador.... e ainda dizem que me devo entediar muito por estar em casa sem fazer nada!  

Sem comentários:

Enviar um comentário