quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Adeus 2016!


A muito pouco tempo de se iniciar um novo ano, cá por casa já está quase tudo a postos! Não para a festa, claro está, que como aqui referi, não assume grande importância, mas para dar continuidade a novos projetos e iniciar novos planos, traçar novas metas, definir novas estratégias e continuar a laborar na autodisciplina.
Este ano foi, sem dúvida, de grandes progressos e de estranhas sensações, nomeadamente a nível da saúde que andou tremida, mas não ao ponto de me deitar por terra. Penso que, pela primeira vez em quarenta anos, a doença não me atirou para uma cama!
Há novas metas que, sem dúvida, têm que ser muito bem trabalhadas. É muito possível que a Família fique sem o seu sustento, pelo que a ginástica orçamental terá que ser muitíssimo maior. O que quero dizer é que estou em processo de engendramento de formas de gastar o menos dinheiro possível. Será tarefa titânica, bem sei. A verdade é que já nem sei muito bem onde mais ei-de cortar. Provavelmente terei que investir em mais umas culturas na horta e reorganizar-me em termos de projeção de doses alimentares. Como na alimentação se retém uma boa parte do orçamento, passará a comer-se menos e cingir as compras ao estritamente necessário. Acho que com um pouco de esforço vou conseguir encontrar nas minhas listas de supermercado bens que se podem dispensar. A minha dieta de emagrecimento terá que ser sacrificada, pelo que tenho de procurar compensar com mais exercício físico ao ar livre, pois ginásios estão fora de questão.

No ano passado estabeleci poucas metas que, apesar de não serem muitas, não foram cumpridas na totalidade, pelo que este ano, vou apenas estabelecer dois grandes objetivos, que são o meu maior cavalo de batalha. O primeiro tem que ver com a gestão orçamental, a que já aludi, o segundo está relacionado com a minha dieta de Santa Engrácia.
Na verdade, apesar de ser apenas um par de coisas, são de extrema dificuldade para mim. Penso que não serei a única com este duplo problema - falta de dinheiro e peso a mais! Veremos como superarei estas metas. Vou tentar aliar uma coisa à outra. Se comprar produtos frescos e da época, não só estou a economizar, porque são mais baratos, como estou a contribuir para uma alimentação mais saudável. Quanto à questão dos hidratos de carbono, tenho muita pena, mas não vão desaparecer da minha alimentação, pois são baratos e servem para confecionar um sem número de pratos!´
Mas os problemas com a gestão orçamental não se quedam por aqui, há contas para pagar e uma criança grande cá em casa que tem alguma dificuldade em perceber que o dinheiro não nasce nas árvores e que desaparece muito rapidamente.

O ano 2016 termina com vitórias e fracassos. Da minha lista para este ano que agora finda, muitas coisas risquei, outras nem sequer tive oportunidade de pensar bem nelas. Mas termino com uma sensação de grande satisfação por ter cumprido metas importantes. O miúdo cresce, daqui a 9 meses estará na escola, o meu relacionamento com o R. vai-se consolidando. Mais um ano que passou, bem passado, mas que não deixa saudade, pois o que lá vai, lá vai.
E é com alegria que me despeço de 2016 e que desejo que 2017, se não for melhor, pelo menos que seja igual a este ano que agora morre de velho...




Sem comentários:

Enviar um comentário