quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Em modo preparação para o Natal


Adoro esta época do ano! Depois de me ter visto privada desta quadra durante alguns anos, mais do que nunca, adoro este mês de Dezembro. Passei a gostar ainda mais desde que me mudei para o campo. O Natal sem a agitação do trânsito e dos centros comerciais é muito mais genuíno. Apesar de sermos poucos à mesa, porque apenas temos a visita da Avó Elsa, divertimo-nos bastante.
Há uns dias, pedi à minha Mãe que me desse parte do serviço de jantar de Natal dela, visto ela nunca mais o ter utilizado desde a morte do meu Irmão. Sabendo que nunca mais o utilizaria, pareceu-me oportuno reanimá-lo, assim como reanimei o Natal na família! Provoquei-lhe alguma dor, não por lhe pedir o serviço, claro está, mas porque a pus em confronto com objetos que traziam com eles memórias de um passado em que nos sentávamos todos à mesa da consoada.
Não sei ao certo porque gosto tanto do Natal. Sei que não tem que ver com prendas, tem que ver com memórias e família. Claro que me ter visto privada desta festividade durante bastantes anos, aguçou a minha vontade de a reviver. Por outro lado, ter-me visto tão precocemente sem Pai e sem Irmão, fez-me perceber o quão é importante é reunir a família à mesa.
Este ano, o Natal tem sabor especial. O R. estará em casa para a consoada, o que não tem acontecido nos últimos anos. Seremos quatro à mesa. Não é uma mesa farta de gente, bem sei. Mas será certamente uma mesa com tudo aquilo a que aspiro - Família chegada! 
Pelo terceiro ano, vou regozijar-me de passar o Natal na Serra, junto de uma aconchegante lareira, com um Filho a saltitar à nossa volta! Nos planos estão muitas coisas incluídas. Fiz um calendário do Advento para preencher o mês de Dezembro com atividades alusivas à Quadra. Desde fazer as bolachas para deixar na lareira para o Pai Natal comer na noite de 24, até à lista das boas e más ações, temos um pouco de tudo!
Agora que o miúdo tem cinco anos, e porque não somos católicos, festejamos esta data um pouco em tom de heresia. Não somos crentes, não frequentamos a igreja, pelo que a Missa do Galo não faz parte dos nossos planos. Por enquanto, o miúdo é pequeno para ir ver o madeiro na noite de Natal. Daqui a uns aninhos, chegaremos a casa à noitinha, vindos da aldeia, a cheirar a lareira gigante!! Mas por enquanto, contentamo-nos em ver as luzes à volta do nosso abrunheiro, e em redor da casa. 
Este ano a novidade será o polvo para a consoada. Como sou descendente de transmontanos, apesar de ter comido bacalhau na consoada a vida toda, sempre ouvi falar de polvo nesta refeição tão especial. A minha Mãe costumava dizer que toda a vida de casada teve pena de nunca mais ter comido polvo na Ceia de Natal. Este ano, fazendo valer aquilo que sempre ouvi, propus-lhe um jantar à base de polvo. Este já foi comprado aos pescadores lá da Caparica e já jaz no congelador, para ser cozinhado à Lagareiro! Já comecei a investigar receitas na net.
Este ano a mesa será muito glamorosa. Tenho andado a pensar acerca do que vai ser o nosso centro de mesa. Em devido tempo, publicarei as novidades natalícias aqui de casa. Por agora fica a fotografia do nosso Calendário do Advento, inspirado no pequeno ramo que lhe serve de suporte!
A preparação do Natal continua. A chegada da Avó Elsa prevê-se para dia 23 de Dezembro. Os postais estão a postos, as prendas já estão feitas e compradas, a carta ao Pai Natal já seguiu para o Pólo Norte, está-se a preparar a lista das encomendas de doces de Natal, que este ano não vão ser maioritariamente feitos por mim, e assim, vão passando velozes estes dias para quem está em contagem decrescente para o grande dia!!





Sem comentários:

Enviar um comentário